quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A coleção nova da integrante não tão nova e os outros desfiles do Rio Moda Hype


O desfile de Julia Valle no Rio Moda Hype
O Fashion Rio começou com desfiles de novos estilistas ontem (10/01) no Píer Mauá. Era a 13ª edição do prêmio Rio Moda Hype, que trouxe 10 coleções sob um tema maior, batizado de “Fashion Fantasy“. Entre os nomes, Julia Valle se destacou com sua “TNWMLC“. Estranhou o título? É assim que a estilista mineira – formada em comunicação social em BH e depois em moda, na Dinamarca – chama a coleção criada pro outono-inverno 2011. O raciocínio veio de estudos de ergonomia que classificam os layouts de teclados de máquinas de escrever. Julia comprou uma peça vintage, anos 50, e fragmentou toda a máquina. Foi juntando estruturas que transformou em acessórios pra sua coleção – literalmente.
E também é quase que literal sua forma de transportar a inspiração pra criação das roupas de fato. Desenvolveu as modelagens de acordo com o formato resultante de caminhos traçados nos layouts de teclados pra escrever determinadas palavras. Aos olhos do público que desconhece a história sobra uma alfaiataria desconstruída com comprimentos mais alongados, aquela fresta de barriga de fora que vem tomando força e uma estamparia discreta, indicado caminhos no tecido (sedas enceradas, linho e até uma malha plissada que enganava o olhar). Ponto pra ela, que soube dosar processo criativo e produto final, ganhando dos dois lados. Julia não é desconhecida do line-up – traz na mala a experiência das outras edições do evento e trabalhos na Printing, Faven e Redley, de onde acaba de sair.
Os estreantes na passarela do prêmio eram o mineiro Lucas Magalhães - que trouxe seu know-how de design gráfico pra moda e mostrou coleção interessante, cheia de ilusões de ótica nas estampas geométricas aplicadas em silhuetas já conhecidas do fashionista, além dos conterrâneos da Sampler, a carioca Dobra e a Soddi, da Bahia. Teve também espaço pra Akihito Hira e sua moda masculina com boa pesquisa de matérias, a Frame, de SP, a pernambucana Blash, o paranaense Alisson Rodrigues e Martins Paulo, que já levou um trofeu desses pra casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário