quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ultimo dia de "Casa de Criadores"

O ganhador do Ponto Zero – e os últimos destaques da Casa de Criadores...








E o vencedor do Ponto Zero, o concurso de estudantes de moda que dá direito a uma vaga no line-up da próxima Casa de Criadoresdentro do projeto LAB, foi… uma coleção de moda infantilSilvia Ferraz, da Faculdade Santa Marcelina, fez roupas de brincar, bem fofas, algumas quase fantasias.
Além do Ponto Zero, a Casa de Criadores teve outros destaques no seu último dia. Confira:

Der Metropol 


















O que pode ser mais difícil de fazer pra um novo estilista (leia-se “sem muitos recursos financeiros”) do que experimentar novos recortes e modelagens que ficam incríveis especialmente na passarela se derem certo, mas, se derem errado… são um desastre? Mario Francisco, da Der Metropol, parece procurar sempre o caminho mais espinhoso. E o que é surpreendente? De algumas temporadas pra cá, as suas experimentações nunca são um desastre! Nesse outono-inverno 2011, inspirado em “A Viagem de Chihiro”, Mario fez tressê de faixas de moletom do avesso misturadas com material holográfico e PVC lenticular (“pra representar todas as cores do filme”), mais alfaiataria desconstruída, recortes redondos e assimétricos em bermudas representando o movimento do dragão Haku… Trabalhou com seda com metal, tecido de gravataria – um monte de tecido difícil. À parte todos esses comentários sobre “oh, como Mario tem uma ótima técnica”, o importante é que muitos rapazes, clientes ou potenciais novos clientes, saíram suspirando por uma pecinha, ou duas… Destaque pros moletons do começo, armaduras confortáveis e contemporâneas, e pro costume com lã espinha de peixe.


oNONO

















A ideia de brasilidade, de exercício estilístico sem preconceito, não inclui clichês de regionalismo. A referência do Pará, por exemplo, no lugar de um típico bordado ou algo do gênero, aparece em forma de explosão de cores tecnobregas. As estampas giga com pontas e ângulos já fazem a modelagem do look – o corte acompanha o desenho. O máxi, por sua vez, ultrapassa barreiras: tem a camisetona em proporção gigantesca, a jaquetona que praticamente vira um vestido pro menino no look final. O 2º look, estampa de olho em close, avisa: “olha bem”. Talvez você não use o vestido com patch de punhos, mas não usaria o vestido largo de lurex com plissado? E por que não usaria o vestido de patch? E por que não os blazers extracoloridos? “Tudo tem como usar, tudo pode ficar bom”, o estilista explica no backstage. Essa permissividade total pode soar idealista demais pros pouco acostumados com “cabelos encaracolados das cucas maravilhosas”. Mas vale pra abrir a cabeça, pra aguçar os ouvidos: “Muita gente não ouviu porque não quis ouvir. Eles estão surdos!”

Karin Feller















Suave é a noite. Karin Feller quis, nesse outono-inverno 2011, falar sobre a noite mas sem ser soturna. Usando elementos meigos, como é de praxe em sua moda, ela conseguiu: corujas aparecem em estampa e acessórios (o brinco é lindo!); xícaras pintam no tricô da vovó; as damas da noite enfeitam a estampa corrida; focos de luz, tipo de luminária e poste de rua, viram formas geométricas. E tem um desenvolvimento na moda de Karin que na verdade é um comeback lá da estreia no Ponto Zero, lembra? Suas roupas estão cada vez mais assumindo um lado esquisitinho (o crash de estampas, os óculos nerd, a silhueta mais ampla de alguns dos looks no começo) e mais confortável (os tricozões – é 1 ª vez que ela trabalha com a técnica e se deu muito bem). O tino comercial com sacada continua: vestidos com dobraduras e babados, macaquinhos que encantam as garotas modernas. Coleção gostosa que nem aquela baladinha tranquila e divertida, tipo drinques com as amigas.
(By Blog LP.)

Na minha opinião o desfile da "Der Metropol" estava simplesmente divido (não que os outros não estejam), o uso da alfaiataria desconstruída, recortes redondos e assimétricos em bermudas de seda hiper curtas,  deu um toque de sofisticação e conforto para os Looks, que são dignos de uma "Good ballad" e muito mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário